Violeta Solvente 13

Nome da Cor: Violeta Solvente 13
Nome Químico: Disperse Violet 28 / C.I. 60725
Categoria:
CAS: 81-48-1
Color Index: 60725

Solicite uma amostra grátis ou cotação online

    Informações técnicas

    Solúvel em:
    Solventes orgânicos, Plásticos (PS, ABS, PC, PET), Óleos.

    pH Ideal:
    Não aplicável.

    Estável à: Luz, Calor.

    Temperatura de aplicação: Ambiente (para líquidos); >280°C (para plásticos).

    Descrição

    O Violeta Solvente 13 é um corante de alta performance da classe das antraquinonas, valorizado por sua capacidade de produzir uma cor violeta-azulado excepcionalmente limpa, brilhante e transparente. Como um corante da classe “solvente”, ele é insolúvel em água e projetado para se dissolver em sistemas não aquosos como plásticos, óleos e solventes. Suas principais vantagens técnicas são a excelente estabilidade à luz e ao calor, o que o torna uma escolha ideal para aplicações industriais exigentes, como a coloração de plásticos de engenharia. Um dos seus maiores diferenciais é sua aprovação para aplicações cosméticas específicas em diversas legislações (conhecido como Ext. D&C Violet No. 2), o que atesta seu altíssimo grau de pureza.

    Onde é utilizado

    As aplicações do Violeta Solvente 13 são diversas, abrangendo desde a indústria pesada até a de cuidados pessoais. Sua aplicação mais notável e diferenciada é na indústria cosmética. Ele é o principal agente de cor em “shampoos violeta” ou matizadores para cabelos loiros, grisalhos ou descoloridos. Sua função é neutralizar os tons amarelados indesejados do cabelo, deixando-os com uma aparência mais fria e platinada. Também é usado em sabonetes, géis de banho e loções para conferir uma tonalidade violeta.

    Na indústria de plásticos, é amplamente utilizado na coloração em massa de polímeros como PS, ABS, e especialmente em plásticos de engenharia como Policarbonato (PC) e PET. Na indústria petroquímica, é usado para colorir óleos, combustíveis e lubrificantes.

    Laudo técnico e FISPQ

    Cada lote do nosso Violeta Solvente 13 é produzido sob um rigoroso controle de qualidade, com foco especial na pureza, para atender tanto às exigências industriais quanto às especificações para uso cosmético. O Laudo de Análise (CoA) que acompanha o produto certifica sua conformidade com os padrões de força da cor, tonalidade e pureza.

    A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) está disponível e contém todas as informações para o manuseio seguro do produto.

    Guia de uso e recomendações

    Para a coloração de plásticos, o Violeta Solvente 13 é tipicamente incorporado através da pré-mistura a seco do pó com os grânulos de polímero antes da extrusão ou moldagem. Para aplicações líquidas, como em óleos, o corante deve ser adicionado e agitado até a completa dissolução.

    No desenvolvimento de cosméticos como um shampoo, que é uma emulsão, o corante não é dissolvido na fase aquosa, mas sim pré-disperso na fase oleosa ou no sistema surfactante da formulação antes de ser incorporado à base principal. Isso garante que ele se distribua de forma homogênea sem precipitar.

    Esse corante também serve para:

    Perguntas frequentes

    Como este corante funciona em um shampoo se ele é insolúvel em água?
    Um shampoo é uma emulsão que contém uma fase oleosa e/ou surfactante. O corante se dissolve nesta fase, que por sua vez fica dispersa na água. É por isso que ele colore o produto de forma homogênea sem se separar ou precipitar.
    Sim. O grau cosmético deste corante, conhecido internacionalmente como Ext. D&C Violet No. 2, é aprovado por agências reguladoras como a FDA para uso em cosméticos e medicamentos de aplicação externa.
    É uma aplicação da teoria das cores. O violeta é a cor oposta ao amarelo no círculo cromático. Ao aplicar uma pequena quantidade de corante violeta, os tons amarelados indesejados dos cabelos loiros ou grisalhos são visualmente neutralizados, resultando em um tom mais frio, acinzentado ou platinado.
    A combinação de uma cor violeta limpa e brilhante com excelente estabilidade ao calor e à luz. Isso o torna ideal para plásticos de engenharia como o Policarbonato (PC), que são processados em temperaturas muito altas.
    Sim. Por ser solúvel em ceras e parafinas, ele é uma excelente opção para a coloração de velas, proporcionando uma cor violeta translúcida, vibrante e estável.

    Avaliações