Todos nós estragamos uma massa de bolo alguns tons escuros demais uma vez, ou perfeitamente colorida, mas diluída, porque adicionamos uma gota a mais ou usamos o estilo errado de corante alimentício. Todas essas garrafinhas e frascos coloridos podem ser confusos se você é novo nisso, mas estamos aqui para ajudá-lo e contar tudo o que você precisa saber sobre corante alimentício. Então vamos falar de cores!
PRIMEIRO…
Existem 7 tipos de corantes alimentícios que são adequados para serem usados com diferentes receitas ou misturas e que darão diferentes intensidades de cor. Vamos primeiro discutir esses vários estilos e como/quando usá-los.
Corante Alimentício líquido
Corante alimentício líquido típico que pode ser encontrado na maioria dos supermercados ou lojas.
A coloração líquida é feita com corante sintético e base aquosa. É aguado e como tal as cores não são muito concentradas. É uma boa escolha se você deseja obter cores pastel, mas você está atrás de uma cor mais forte ou mais escura, precisa adicionar uma quantidade significativa, o que diluirá sua mistura. O corante alimentício líquido é melhor usado com outro meio líquido, como xarope, água, chocolate, etc.
Nível: Iniciante
Dificuldade: 1
Melhor para: cores pastel
Use com: Glacê, massa, massa
Liqua-Gel
Liqua-Gel também é à base de água, mas contém glicerina e xarope de milho, o que o torna um gel semi-espesso e uma forma concentrada de corante alimentício. Se for a primeira vez que você usa Liqua-Gel, é melhor começar adicionando uma gota de cada vez, misturando bem e adicionando outra gota, se necessário. Dessa forma, você evitará acabar com uma cor mais escura do que a desejada. Este é o tipo de corante que você pode usar com praticamente qualquer receita (exceto chocolate), pois provavelmente não afetará a consistência da sua mistura, mas também não é tão espesso quanto o Gel Paste e, portanto, mais fácil de usar.
Chefmaster Liqua-Gel® é muito popular devido aos seus usos e aplicações versáteis. Você pode praticamente usar Liqua-Gel para a maioria das receitas, exceto para produtos à base de gordura, como chocolate.
Nível: Iniciante a Intermediário
Dificuldade: 2
Melhor para: Cores fortes e vibrantes ou mais escuras
Use com: Glacê, fondant, pasta de goma, massa, glacê de bolo
Corante alimentício em gel
O corante alimentício em gel ou pasta de gel é muito mais espesso que o Liqua-Gel e as cores são ainda mais concentradas e mais vibrantes. No entanto, é mais complicado de usar, pois é muito fácil adicionar um pouco demais de coloração. Na verdade, a melhor maneira de adicioná-lo à sua mistura é coletando uma pequena quantidade usando um palito de dente, incorporando-a à sua mistura, deixando descansar por 10 a 15 minutos e repetindo, se necessário. As cores do gel ficam mais profundas com o tempo, por isso é importante deixar a mistura descansar e ver como ela muda antes de adicionar mais cor. Devido à sua consistência, é ideal para colorir grandes lotes de glacê ou massa de uma só vez.
Nível: Intermediário a Avançado
Dificuldade: 4
Melhor para: Cores fortes e vibrantes ou mais escuras
Use com: Grandes lotes de massa ou glacê
Corante alimentício em pó
O corante alimentício em pó é uma forma completamente seca de corante alimentício sem líquido. É perfeito para misturas sensíveis à quantidade de líquido adicionado, como chocolate ou macarons.
É importante saber que não se mistura com água, por isso deve ser misturado com algumas gotas de álcool claro, ou se for incorporar na massa adicione algumas gotas de álcool na mistura.
Também pode ser usado seco para pincelar diretamente nos alimentos como decoração. Devido à sua consistência seca, não é muito fácil incorporar em uma massa grossa, e adicionar muito pode secar a mistura. Deixe a mistura descansar de 5 a 10 minutos após incorporar o corante para permitir que a cor se desenvolva completamente.
Nível: Intermediário
Dificuldade: 3
Melhor para: Cores mais escuras
Use com: Açúcar cristal, chocolates, merengues, macarons
Corante alimentício Natural
Os corantes alimentício naturais são feitos com corantes comumente encontrados na natureza, como a clorofila, que dá às plantas a cor verde, ou a cúrcuma, que é uma planta comumente encontrada na Índia e usada para coloração amarela. Esta é a melhor escolha de coloração para qualquer pessoa com alergias e para pessoas preocupadas com a saúde. Devido à resistência ao calor relativamente baixa dos ingredientes naturais, é melhor usado com sobremesas e coberturas com baixo/nenhum calor.
Os corantes alimentício naturais são mais comumente encontrados em forma de pó. A maioria dos corantes alimentício naturais em pó desbota em 24 horas quando expostos à luz solar. O Corante alimentício Natural do Chefmaster é formulado para ter melhor estabilidade e manterá suas cores por muito mais tempo do que outros corantes no mercado.
Nível: Iniciante a Intermediário
Dificuldade: 2
Melhor para: Cores sutis e terrosas
Use com: Sobremesas e coberturas em fogo baixo/sem calor
Corante alimentício à base de óleo
Os Candy Colors da Chefmaster são corantes alimentícios líquidos formulados que se ligam a produtos à base de óleo, como chocolate, doces derretidos e qualquer produto à base de gordura/óleo. afetar a mistura.
*Nunca use corante alimentício regular com chocolate, porque o teor de água irá “agarrar” e arruinar seu chocolate.
Nível: Iniciante a Intermediário
Dificuldade: 2
Melhor para: Cores fortes e vibrantes ou mais escuras
Use com: Chocolate, rebuçados, glacê
Corante Alimentício de Airbrush
O corante Alimentício Airbrush é semelhante ao Liqua-Gel em termos de ingredientes, mas tem uma viscosidade diferente. Ele é projetado para ser mais fino especificamente para ser usado com uma máquina de compressor de aerógrafo. Este método é perfeito para criar efeitos mais artísticos em fondant, glacê seco, biscoitos ou bolos com cores diferentes. Apenas lembre-se de limpar sua pistola de aerógrafo após cada uso para garantir que as cores não se misturem.
Nível: Intermediário a Avançado
Dificuldade: 4
Melhor para: Cores fortes e vibrantes ou mais escuras
Use com: Fondant, glacê seco, biscoitos
MAS ISSO NÃO É TUDO!
Não basta conhecer os diferentes estilos de corantes alimentícios e as técnicas de como aplicá-los, existem outros fatores que afetam a cor final que você terá, mesmo que esteja seguindo uma receita de cor específica.
Ingredientes
A cor original da sua mistura nem sempre será branca devido à presença de manteiga e/ou ovos, o que a deixaria mais amarelada, pense em creme de manteiga ou massa de bolo. Isso significa que, se você adicionar a coloração azul, pode ficar mais no lado levemente verde, porque o azul misturado com o amarelo fica verde. Para resolver isso, comece adicionando um pouco de coloração branca para tornar sua mistura branca e, em seguida, continue adicionando a cor desejada.
Ingredientes ácidos, como suco de limão, vinagre ou creme de tártaro também podem afetar sua cor final, fazendo com que as cores marrons pareçam um pouco esverdeadas, enquanto o violeta pode parecer azul. É melhor deixar esses ingredientes fora das receitas, se puder.
Por fim, se você está tentando obter uma cor bem escura, como preto ou marrom muito escuro, é melhor começar com uma base mais escura, como creme de chocolate ou massa de bolo, assim você precisará de menos corante alimentício.
Luz
É sempre melhor usar luz natural ao colorir. A luz artificial, especialmente a amarela, mudará a maneira como você vê as cores e poderá acabar com um resultado diferente do que esperava. Mas, embora seja ótimo ter luz natural durante o processo de decoração, quando terminar, certifique-se de guardar sua criação (e qualquer sobra de glacê) longe dela, pois o contato com a luz natural fará com que as cores desbotem com o tempo.
Tempo de descanso
Ao colorir glacê ou fondant, é melhor deixá-lo descansar por 1-2 horas, pois a cor se desenvolve com o tempo. Para Buttercream e Fondant, as cores se aprofundarão com o tempo à medida que secam, por isso é melhor parar em um tom ou dois mais claros do que o necessário. Para o glacê real, as cores clareiam à medida que secam, por isso é melhor torná-lo um ou dois tons mais escuros do que o necessário.
Paciência
Como regra geral, se você não sabe exatamente de quanto corante alimentício vai precisar, comece adicionando o corante uma gota de cada vez, misturando bem, deixando descansar e depois repita até chegar na cor desejada. Nunca é uma boa ideia se apressar e adicionar várias gotas de uma vez.
E se você quiser criar sua própria cor, certifique-se de acompanhar o número de gotas usadas para cada cor para poder recriá-la novamente!