Artesanato

Anilina: Para que serve e as 5 principais aplicações

Você já se perguntou por que seu jeans é azul? Sim! É porque a anilina química, empregada como agente corante na indústria têxtil, é provavelmente responsável por essa cor.

A anilina atua como representante de compostos aromáticos contendo N e é principalmente utilizada como intermediário químico na fabricação de corantes, inseticidas, polímeros, e medicamentos.

O corante anilina foi fabricado pela primeira vez em 1826, onde o índigo passou por uma destilação destrutiva. Seu nome é derivado do nome científico da planta Indigófera anil (Indigófera sufruticosa), que produz índigo.

A fórmula química da anilina é C6H5NH2. Comercialmente, a anilina é produzida através da hidrogenação catalítica do nitrobenzeno ou da reação do clorobenzeno com amônia.

Mandrilamentos de ferros dissolvidos em ácido aquoso também podem ser usados ​​para redução de nitrobenzeno.

O que é Anilina?

A anilina é uma amina inicial aromática. Ela pertence a substâncias orgânicas alteradas por nitrogênio.

A anilina é facilmente solúvel em água, éter e cloroformo, mas não é solúvel em óleos. A mesma está envolvida na síntese de corantes, tintas e vernizes.

A anilina também pode ser usada para produzir produtos químicos intermediários para a fabricação de plásticos.

Essas substâncias são classificadas como aminas aromáticas e são conhecidas por serem muito prejudiciais à saúde humana.

Estes são usados ​​em várias aplicações industriais e são conhecidos por terem todas as características de um produto químico aromático.

Fórmula Química da Anilina

Massa Molar de Anilina: Massa molecular

A massa molar da anilina é 93,13 g/mol.

Propriedades da anilina

A anilina tem um líquido espesso de amarelo a acastanhado com um odor fétido e de peixe. Tem um ponto de fusão de -6 graus Celsius e um ponto de ebulição de 184 graus Celsius.

O alto ponto de anilina reflete sua alta parafina e inflamabilidade.

A anilina tem um cheiro forte.

A anilina também pode ser classificada como um composto polar.

As ligações de hidrogênio da anilina são mais fracas que as ligações de hidrogênio do fenol.

A anilina pode formar ligações de hidrogênio com a água. No entanto, a anilina tem solubilidade limitada devido ao grande grupo fenil.

A amônia é mais básica que a anilina. Ao mesmo tempo, a anilina é mais básica que as amidas.

A anilina emite óxidos de nitrogênio, que prejudicam o meio ambiente e o corpo humano quando ingeridos pela atmosfera.

Propriedades químicas

Altamente combustível

Torna-se mais escuro quando exposto ao ar e à iluminação.

O produto químico se decompõe quando aquecido acima de 190 °C ou queimado, liberando vapores inflamáveis ​​e gases tóxicos e corrosivos (amônia, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio).

O corante anilina é uma base fraca.

Reage agressivamente com ácidos, oxidantes fortes, anidrido acético, monômeros de clormelamina, epicloridrina e beta-propiolactona, gerando risco de incêndio e explosão.

Produz gás hidrogênio perigoso quando reage com metais como sódio, potássio e cálcio.

É altamente reativo com ligas de cobre.

Reações de anilina

Vamos examinar algumas reações de anilinas e seus derivados:

Reação de oxidação: As ligações carbono-nitrogênio são frequentemente formadas durante as reações de oxidação de compostos de anilina.

Basicidade: As anilinas são bases menos poderosas que formam íons anilínio ao interagir com ácidos mais fortes.

Acilação: As anilinas reagem rapidamente com ácidos carboxílicos e produzem amida durante a reação de acilação.

Reação de Wohl-Aue: Quando uma base alcalina está envolvida, a reação de Wohl-Aue faz com que uma anilina e uma molécula de nitro aromático reajam, produzindo fenazina. Uma ilustração é a reação do nitrobenzeno com anilina.

anilina

Diazotização: Quando a anilina e seus derivados substituídos no anel reagem com o ácido nitroso, são produzidos sais de diazônio. Esses intermediários podem ser usados ​​nas reações de Sandmeyer para alterar o grupo amina em -OH, -CN ou um haleto.

Este sal de diazônio pode ser emparelhado com fenol, NaNO2 e benzeno para produzir a cor benzeno azofenol.

anilina

Estrutura de anilina

A anilina, também denominada fenilamina ou aminobenzeno, tem 6 átomos de carbono (C), 7 átomos de hidrogênio (H) e 1 átomo de nitrogênio (N), dando-lhe uma fórmula química de C6H7N ou C6H5NH2.

anilina

Como a anilina possui um grupo amino, pode ser classificada como uma amina aromática porque também é uma amina. O grupo fenil (C6H5) pode ser relacionado ao grupo amino (NH2), como mostrado na fórmula, dando C6H5NH2.

É uma substância química que queima facilmente e cheira mal. O produto químico pode dissolver-se em água. Em termos de cor, pode variar do branco ao castanho-claro.

Usos da anilina

Os corantes de anilina são utilizados principalmente para criar metilenodianilina e produtos químicos relacionados por condensação com formaldeído.

As diaminas são consolidadas com fosgênio para criar metileno difenil disocianato, um predecessor dos polímeros de uretano.

Outros usos de corantes de anilina incluem a produção de herbicidas (2%), corantes e pigmentos coloridos (2%) e compostos para fabricação de borracha.

Derivados de anilina, como fenilenodiaminas e difenilamina, são antioxidantes usados ​​como aditivos de borracha.

O paracetamol é um exemplo de medicamento feito de anilina (acetaminofeno, Tylenol). A anilina é usada principalmente como preliminar ao índigo, a cor do denim azul, no negócio de corantes.

Assim, as anilinas são utilizadas em muitas aplicações práticas e científicas.

Na indústria da borracha, as anilinas são usadas para criar produtos químicos e produtos de borracha, como luvas, balões e pneus de carro.

Fazer roupas como jeans e outros produtos comparáveis ​​serve como agente de coloração.

É usado para fabricar medicamentos, incluindo paracetamol, acetaminofeno e Tylenol.

É usado como fungicida e inseticida no setor agrícola.

É empregado na síntese de poliuretano, sendo posteriormente empregado na fabricação de plásticos.

O que é couro de anilina?

O couro de anilina, também chamado de couro de anilina puro ou completo, é o couro mais natural.

O couro de anilina é tingido em cubas com corantes solúveis para garantir que a cor penetre no material e dê ao couro sua cor exuberante e rica.

Nenhuma camada protetora ou coloração de superfície é usada para preservar a textura e a aparência natural do material.

Os couros também mantêm suas marcas e texturas originais, o que aumenta sua autenticidade.

A falta de cuidado, no entanto, pode tornar os couros mais propensos ao desbotamento, manchas ou descamação e causar alterações de cor na superfície do material.

Vantagens

Este couro de anilina premium oferece muitos benefícios. Devido às suas inúmeras características maravilhosas, o couro é um dos materiais mais procurados. Couro de flor integral foi usado para fazê-lo.

É em camadas com a maior densidade de fibras. É tão durável quanto o couro pode ser.

O couro de anilina é altamente durável devido às fibras de couro compactas. Além disso, este tipo de couro pode resistir ao tempo para resistir ao desgaste.

No entanto, também é macio e flexível, além de robusto. A anilina é mais fácil de trabalhar do que a maioria dos couros de flor integral.

Claro, um de seus muitos benefícios também é a aparência. Devido à sua característica de grão natural, dá uma aparência agradável.

Com o tempo forma uma pátina à medida que o couro absorve os óleos corporais. É algo que normalmente exala uma vibe retrô, atraindo as pessoas para o couro.

Desvantagens

Até o couro anilina tem problemas. Mesmo com todas as suas vantagens, este couro tem algumas desvantagens.

O custo do couro anilina é uma de suas principais desvantagens. Couro de alta qualidade é caro para produzir e comprar matérias-primas.

Apenas as melhores matérias-primas são adequadas para couro anilina. Numerosos desses elementos contribuem para os enormes custos do couro anilina. Este tipo de couro tem desvantagens em relação ao ar livre e seu custo.

A luz solar direta geralmente faz com que o couro se degrade. Também é particularmente propenso a manchas e marcas. Portanto, os especialistas aconselham não usar couro de anilina em casas com crianças pequenas e animais de estimação.

Apesar de ser uma pele fantástica, não é resistente às intempéries e às crianças.

Anilina em madeira

Anilina para madeira é solúvel e muito utilizada no artesanato por diversos artesãos profissionais ou amadores. Como o nome indica, essa anilina é específica para madeira, podendo ser usada tanto na pintura de móveis e outros objetos de decoração em MDF, por exemplo.

Esse tipo de produto pode ser aplicado tanto com rolo quanto com pincel, porém o ideal é que seja feita com um rolo pneumático que agiliza muito o processo, mas caso você não o possua um rolo tradicional resolve bem essa questão.

A anilina de madeira tem uma variedade de cores bem grande e algumas delas além dos tons convencionais como vermelho, marrom, laranja, castanho, amarelo e preto, podem apresentar opções de nuances vibrantes que fazem muita diferença no resultado.  

Escolha entre anilina a base álcool ou de água

É possível diluir anilina no álcool somente se a finalidade for para aplicação em diversos materiais porosos como isopor, flores desidratadas, papéis, cerâmica, cortiça, cabelo, gesso e outros.

A anilina em álcool também pode ser diluída para tingir verniz para purpurina ou verniz para couro. Já a base de água é perfeito para fabricação de detergente, sabão, produtos de limpeza e madeira.

A anilina para purpurina é uma tinta que contém concentração mais alta de água, o que facilita a sua aplicação. A anilina em gel também pode ser usada como corante para plástico e madeira.

Os corantes em gel são bastante utilizados por artesãos e oficinas especializadas na decoração de peças feitas com esses materiais.

A anilina apenas deve ser diluída com as devidas quantidades de solvente para não manchar as superfícies onde for aplicada.

A anilina em gel é uma das opções mais seguras para o processo de pintura e decoração, pois não contém substâncias nocivas à saúde.

Além disso, ela é bem indicada para quem busca um produto barato e prático para decorar divers

Anilina em pó, liquida ou em gel?

O corante em gel tem uma consistência apropriada permitindo uma coloração rápida e fácil, é parecido com o líquido para tingir, mas é necessário um cuidado a mais no momento em que for realizar a mistura.

Podendo não dissolver completamente, ideal é mexer bem e não esquecer de nenhum canto. Já o pigmento em pó serve para superfícies permeáveis e seu teor de intensidade da cor é ainda mais forte.

Qual tipo de anilina rende mais?

A anilina em gel é mais econômica e tem um poder maior de tingimento, rendendo 5x mais que corantes comuns.

O gel de corante anilina é um tipo de tinta, que tem um maior poder de tingimento e rende mais. É uma tinta mais econômica para pintar tecido.

Para utilizar o gel de anilina é necessário diluí-la em algum solvente próprio, como o bastão ativador para gel de anilina da Linha Gel Anilinas.

Essa diferença no estado físico do corante é o que torna o gel muito mais potente para a pintura em tecido do que as tintas normais. Entretanto, ela não pode ser usada diretamente na peça, pois precisa ser diluída em algum solvente próprio antes da aplicação.

Depois que a mistura de gel de corante com o solvente estiver homogênea, essa solução final poderá ser util

Aplicação da tintura em diversos materiais porosos como madeira

Deixando claro que o corante concentrado em pó com alto poder pode alterar a intensidade de cada cor, varia conforme a quantidade diluída para tingimento.

  1. Usar luvas no manuseio de corantes com um alto poder de tingimento é imprescindível.
  2. Pode ser diluída para tingir 30g de anilina em po em 1l de água quente.
  3. Adicione o produto aos poucos, até dissolver completamente.
  4. Em seguida, aplique a mistura na superfície que preferir.
  5. Após a pintura não deixe a peça ao sol ou sob luz direta
  6. Para uma melhor resistência, aplique o verniz puro ou numa mistura meio a meio.

Guarde sua peça em um lugar arejado e aguarde a secagem que pode variar entre 6 a 12 horas dependendo do seu tamanho e grossura.

Onde comprar anilina de madeira?

O melhor lugar para comprar anilina de madeira é na Corantes.com.br. Oferecemos mais de dez opções de cores de anilina para artesanato. Além de te auxiliar caso tenha duvidas de qual corante usar para sua finalidade. 

Outras formas de utilizar a anilina:

Pode usar anilina no cabelo?

Pode parecer um absurdo, mas o mesmo pigmento que serve para cabelo é o mesmo que tinge artesanato. Ela é uma anilina a base de álcool! Sim, o mesmo corante que você vai pintar seu cabelo, também pode ser utilizado em objetos que provavelmente você tem em sua casa. 

A anilina para madeira pode ser encontrada em lojas de artesanato e lojas especialistas em corantes, como a Corantes.com.br. O preço varia, podendo ser encontrada por menos de R$5,00 em uma quantidade suficiente para ser utilizada uma única vez. Uma das marcas mais famosas de anilina para artesanato é a Salisil.

Quanto tempo a anilina fica no cabelo?

É bem difícil saber quanto tempo vai durar, mas pode perdurar uma semana como também pode continuar mais de um mês. Vai depender de vários fatores que envolvem o seu coro cabeludo, o tipo de fio, a quantidade de anilina, o shampoo que você usa e muito mais.

Você vai notar que diariamente após as lavagens, a cor vai perdendo a força até que saía por completo. E esse é o seu maior beneficio invista de uma tintura de cabelo comum de farmácia.

Qual sua toxidade?

Este tipo de pigmento não é recomendado para finalidade de tingimento capilar, por conta da sua toxidade e irritabilidade na pele. Podendo desencadear problemas mais graves por inalação.

Dicas extras

Tingimento de madeiras e fibras como sisal, palha ou couro, podem ser necessárias demão de tinta por umedecerem rápido.

Dilua sempre em água e não somente o álcool, porque a água pura hidrata e permite que você tenha facilidade em remover da pele.

Como trabalhei com anilina durante anos, fazendo artesanato, deixarei uma dica de ouro que eu aprendi, após cada uso faça a limpeza do pincel e utensílios para que não endureça e te dê dor de cabeça para comprar materiais novamente e minha dica final é, lave bem as mãos com sabonete neutro, é o que eu faço para tirar o produto.

Se você se interessou por esse post, juro que você não vai se arrepender em conferir também algumas dúvidas recorrentes dos nossos leitores como:

Alcool também pode ser diluída na anilina?

Anilina pode ser diluída para tingir verniz?

Isopor, flores desidratadas, papéis, cerâmica e cortiça são materiais aceitáveis para o tingimento com anilina?

Preço baixo só na loja Corantes.com.br! Aproveite as ofertas de corantes para madeira em promoção.

Compre anilina a álcool pelo cartão com frete grátis.

Conclusão

Os compostos corantes de anilina são classificados como aminas aromáticas e são considerados naturalmente tóxicos.

Os corantes de anilina são reconhecidos por terem todas as características de um produto químico aromático e são empregados em várias aplicações industriais.

A fórmula química dos compostos de anilina é C6H5NH2, onde o grupo amino está ligado ao grupo fenil.

Perguntas frequentes sobre anilina

1. Por que a anilina é tóxica?

R: A anilina irrita a pele, os olhos e o sistema respiratório. Qualquer exposição pode ter efeitos negativos. A anilina produz metemoglobinemia, que pode diminuir o fornecimento de oxigênio aos órgãos. Além disso, a anilina pode causar a quebra dos glóbulos vermelhos, o que pode causar anemia hemolítica imediatamente ou mais tarde.

2. Como a anilina é produzida?

R: Comercialmente, a anilina é produzida pela hidrogenação catalítica do nitrobenzeno ou pela reação do clorobenzeno com amônia. Mandrilamentos de ferros dissolvidos em ácido aquoso também podem ser usados ​​para redução de nitrobenzeno. A anilina é uma amina aromática básica que reage com ácidos minerais para criar sais.

3. Quais são as aplicações da anilina?

R: A anilina é utilizada na fabricação de herbicidas, difenilamina, fenólicos e fungicidas e é empregada como isocianatos para espumas de uretano, aceleradores de borracha, corantes, intermediários, produtos químicos fotográficos e antioxidantes.