Os corantes naturais caseiros alimenticios permitem que você faça variações de cores em coberturas ou glacês, além de transformar opções do seu prato do dia a dia em muito mais cor e sabor. No mercado existem os industrializados e os naturais como o colorau que é extraído de uma semente chamado urucum ou o açafrão que é muito utilizado para cardápios fitness por baixar os níveis de colesterol ruim e consequentemente ajudando a prevenir doenças. Mas não para por ai, os corantes alimentares são muito mais que isso, tecnicamente falando são aditivos que possuem a propriedade de intensificar, conferir e até restaurar a coloração própria do alimento.
Corante alimentício artificial faz mal?
Os artificiais são criados quimicamente e geralmente tem o preço mais baixo do que os naturais. Muitos países regulam o uso de corantes alimentares para garantir que sejam seguro. A maioria tem um efeito muito fraco na saúde, mas alguns podem causar problemas em algumas pessoas podendo não ser reconhecidos pelo nosso organismo, quando consumidos com uma certa frequência podem causar irritações na pele e na mucosa do estomago além de acarretar problemas respiratórios.
5 Formas de fazer seus corantes naturais caseiros
Vou compartilhar opções que talvez você nunca tenha pensado que poderia ser possível transformar aquela comida sem graça em uma refeição super colorida. Aproveite a promoção do sacolão, chama a criançada e se liga nos ingredientes!
1- Vermelho
Essa é a cor mais utilizada e mais fácil de encontrar nos alimentos em que utilizamos então para faze-lo é muito prático. Separe frutas vermelhas como, framboesa, que é a mais indicada para chegar no tom ainda mais incrível.
MODO DE PREPARO: Só bater a fruta no liquidificador e depois peneirar a mistura. Prontinho, suas sobremesas já podem ficar mais vermelhas.
2- Roxo
É possível criar um pigmento roxo a partir da amora que pode dar um tom quanto leve quanto mais intensificado.
MODO DE PREPARO: Corte a fruta em pedacinhos e coloque-a em uma panela cheia de água, de modo que todo a amora fique coberta. Deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos ou até a água ficar arroxeada – ela será o seu corante natural.
3- Azul
Normalmente o azul é um tom que não encontramos facilmente na natureza mas para fazer a tonalidade do azul em casa é bem simples. E, para obtê-lo, será necessário usar o repolho roxo.
MODO DE PREPARO: Corte a verdura em pedacinhos e coloque-a em uma panela cheia de água. É necessário adicionar ½ colher de bicarbonato de sódio. Deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos, logo aparecerá a cor desejada.
4- Rosa
Para chegar neste tom a beterraba entrega o melhor resultado
MODO DE PREPARO: Com o suco vegetal já cozido. Leve o líquido ao fogo baixo e deixe-o reduzindo até que fique pela metade. Quanto mais tempo ferver, mais concentrada a cor fica!
5- Laranja
Quem pensou em cenoura estava certo! Essa é maneira mais obvia de chegarmos no tom.
MODO DE PREPARO: É só triturar ou bater no liquidificador uma cenoura picada e meio copo de água. Depois, coe a mistura e reserve-a em um potinho.
Forma certa de armazenar os corantes naturais caseiros
Aguarde o esfriamento da mistura e despeje logo em seguida em forminhas de gelo, após armazene ao congelador. Desse modo, os ingredientes irão continuar bem conservados. Para utilizá-los em alguma receita, retire a cor desejada e intensifique ao seu gosto.
Corante alimentício, como usar?
O corante alimentar é um componente muito comum em pratos, principalmente naqueles que precisam de uma cor mais intensa e brilhante. Embora seja amplamente utilizado, nem todos sabem como usar o pigmento alimenticio. Basta adicionar a quantidade desejada do produto na massa que estiver sendo preparada. Geralmente, é recomendado adicionar 1/2 colher (chá) de corante para cada 100 gramas de massa.
5 ideias criativas para utilizar seus corantes naturais caseiros
Da culinária a brincadeira de criança, os pigmentos caseiros podem ser aproveitado para coberturas, onde misturam cores e sabores de maneira incrível, como para jogos e brincadeiras infantis, por serem comestíveis é ainda melhor né?
1- Faça massas de bolos coloridas!
Escolha uma cor ou adicione mais para intensificar a cor, dilua seu corante natural na sua massa tradicional de bolo branca e veja a magia acontecer!
2- Macarrões divertidos, já imaginou?
Seguindo o mesmo pensando das massas de bolos, vamos diluir a misturinha do pigmento comestível no macarrão, descansando um tempo no vapor, você vai conseguir ver suas minhoquinhas coloridas, faça azul, vermelho, bom, todas as cores que preferir além de alegres, elas podem ajudar a criançada comer melhor, aproveite!
3- Massinha para modelar, faça todas as cores!
Essa é a forma em que os astecas brincavam mas ainda funciona muito bem! Dilua a farinha com uma quantidade pequena de água, vá “sovando”, adicione água até ver que a massa não está mais pegajosa. Logo em seguida, aproveite para adicionar sua misturinha de cor nessa massa, e perceba que entre um “amasso e outro” sua cor vai aparecendo. Uma dica rápida! Sempre umedeça e guarde em um pote caso não for mais utilizar, dessa forma pode render até 5 dias dias porem naturalmente a massa pode ressecar.
4- Bebidas fit
Uma forma bem básica é fazer sucos ou vitaminas, pode ser aquela dupla de beterraba com laranja ou abacaxi com hortelã, entre outras variações. Tem coisa mais gostosa que essa?
5- Tinja suas roupas velhas
Não compre corante artificial para tingir roupa! Essa é uma boa opção para melhorar aquela roupa que manchou e não quer mais usar. Ferva 1l de água coloque um legume ou fruta que tem uma coloração mais intensa (amora, beterraba, etc.) submerja a peça e deixe agindo por no mínimo 1 hora, enxague, deixe secar na sombra e veja o resultado.
Gostaram de saber como fazer seus próprios corantes?
Espero que sim, eu amei!
Temos mais uma dica de OURO!
Ta rolando ofertas e promoções na Corantes.com! Aproveite para abastecer seu estoque!
Com frete grátis acima de R$69,00
Parcele em 6x sem juros se preferir
O que vocês acharam? Compartilhe esse conteúdo com alguém especial.